Quero morar no campo... Quais os primeiros passos?

Atualizado: 12 de jul. de 2021

É fundamental que você estude as alternativas e escolha bem a região para onde irá se mudar


Ao longo das décadas de 70 e 80, o Brasil passou por um forte processo de êxodo rural. Hoje, a maior parte da população brasileira vive na zona urbana, principalmente nas capitais e grandes cidades.

Recentemente, tem sido observado um interesse cada vez maior de retorno ao campo. As pessoas estão buscando oportunidade para escapar da agitação das grandes cidades e mudar de estilo de vida, no entanto, perderam o vínculo com o ambiente rural e não sabem ao certo por onde começar.



Um dos passos mais importante nesse processo é a escolha da região. O Brasil é uma país de grandes diferenças. Em algumas regiões, viver na zona rural pode representar grandes desafios, principalmente para alguém que está acostumado com as facilidades dos centros urbanos. O acesso a serviços como saúde, educação e cultura pode ser bastante restrito e, em alguns locais, até o abastecimento de alimentos pode ser precário. Por isso é fundamental que você estude as alternativas e escolha bem a região para onde irá se mudar.


O IBGE – Cidades (https://cidades.ibge.gov.br) é um sistema de reúne informações sobre todos os municípios e estados do Brasil. No site você, irá encontrar, além de indicadores demográficos, informações sobre trabalho e rendimento da população, educação, economia, saúde e território e ambiente. Além de valores absolutos de vários indicadores, você consegue consultar a classificação do local em relação aos demais municípios do Brasil.


Outro ponto importante é verificar se a região é propícia para o tipo de atividade que você pretende desenvolver. Informações sobre clima, solo, infraestrutura, logística, mercado e práticas já desenvolvidas na região podem ser bastante úteis para essa análise.



Depois de buscar informações sobre a região, é interessante que você faça algumas visitas ao local. Algumas pessoas escolhem a região pela paisagem, outras pelo acolhimento da população do local...são atrativos que você conseguirá verificar ao conhecer o local presencialmente.


Por fim, quando estiver certo de que identificou a região onde gostaria de se estabelecer, você deve começar a procurar uma fazenda que seja adequada ao seu projeto. Em breve, voltaremos com mais dicas e informações sobre esse assunto!


Fique por dentro de todas as novidades do VOCÊ FAZENDEIRO assinando a nossa newsletter clicando aqui.

455 visualizações