Será que manter a fazenda é uma boa ideia???

Atualizado: 29 de jun. de 2021

Faça um planejamento prévio, pense sobre as atividades que podem ser realizadas na fazenda, planejando seus investimentos


As pessoas que se deparam com o desafio de assumir uma fazenda muitas vezes se perguntam: “Quanto tempo precisarei dedicar para administrar esse negócio? Será que conseguirei conciliar com a minha atividade profissional atual?”.

Existe um velho ditado que diz que “é o olho do dono que engorda o boi”. Sem dúvida! Quanto mais presente você estiver e acompanhar o negócio, maiores serão as suas chances de obter sucesso. No entanto, a demanda de tempo para administrar uma fazenda varia em função da atividade e da necessidade de você ajustar isso ao seu estilo de vida.


Atividades como a pecuária de corte na fase de cria são mais simples e demandam menor dedicação direta para a administração da fazenda. No caso da cria, a comercialização dos animais é feita com outros produtores ou com frigoríficos e abatedouros (animais de descarte), e você pode buscar ajuda de corretores de gado. A demanda de mão de obra na fazenda é relativamente pequena.


Já a olericultura, a produção de hortaliças, é uma atividade que depende de uma estrutura gerencial organizada, uma boa capacidade de comercialização e acompanhamento próximo. Os cultivos são bastante intensivos e demandam relativamente muita mão de obra. Além disso, os produtos são perecíveis e comercializados com frequência. Para essa atividade, a fazenda necessita ter um acompanhamento muito próximo para garantir o sucesso do negócio. Entre esses dois extremos, você vai encontrar várias opções, como: culturas anuais para produção de grãos e cereais, outras atividades de pecuária e a produção de frutas e demais culturas perenes.


O tempo que você terá que dedicar diretamente à administração da fazenda também irá depender do suporte que você terá de colaboradores e empregados. Algumas fazendas organizam uma estrutura gerencial com profissionais capacitados, de forma que o proprietário participa principalmente das decisões estratégicas. É importante, no entanto, verificar se a escala da fazenda permite a criação desse tipo de estrutura sem tornar o negócio inviável. A contratação dos profissionais e a criação do escritório terá um custo que precisará ser compatível com a receita da fazenda.


Em nossos artigos você poderá encontrar mais informações e soluções aplicáveis para diferentes atividades agrícolas e que irão lhe ajudar a adaptar a fazenda ao seu estilo de vida.


80 visualizações