Você Fazendeiro... para você tomar decisões conscientes!

Atualizado: 5 de jul. de 2021

Integre informações e tome decisões de forma consciente


A proposta do Você Fazendeiro é lhe ajudar a filtrar e selecionar informações relevantes e, principalmente, a combinar diferentes tipos de informação para construir novos conhecimentos, ganhar autonomia e tomar decisões conscientes em relação à sua fazenda.


Para suprir a ausência de assistência técnica, muitos produtores buscam informações junto a amigos e vizinhos, representantes de empresas de insumos e na internet. O volume de informação disponível hoje é imenso. Enquanto no passado, uma pessoa que quisesse aprender sobre uma determina cultura agrícola encontraria nas livrarias algumas dezenas de títulos com informações básicas em linguagem acessível... hoje uma busca rápida na internet retorna milhares de possibilidades!


Antes a dificuldade era ter acesso à informação... hoje o problema é o excesso de informações. Talvez você já tenha sentido dificuldade de encontrar uma resposta segura sobre determinado tema ou cultura agrícola. As informações são dispersas e muitas vezes contraditórias. Elas são provenientes de várias fontes e apresentadas nos mais diversos formatos. Tudo isso pode ser bastante confuso. Algumas pessoas acabam tentando acertar por tentativa e erro, sofrendo algumas frustrações ao longo do caminho.


Quando estávamos construindo o Você Fazendeiro, percebemos que uma das principais dificuldades de pessoas que se deparavam com o desafio de ter uma fazenda era identificar oportunidades adequadas ao seu perfil e à sua região... então começamos trazendo soluções para esse problema.


Como escolher o que fazer na fazenda?


Quando a escolha da atividade principal da fazenda é feita apenas com base na aptidão edafoclimática da região e nas características agronômicas da cultura, é comum as pessoas desistirem da fazenda por não conseguirem conciliar a sua manutenção com o seu estilo de vida atual. Você já se pegou pensando em vender a fazenda por não ter tempo para se dedicar a ela? As culturas agropecuárias apresentam demandas distintas em termos de dedicação e dificuldade de gestão e, se houver interesse, há possibilidade de adequar a fazenda ao estilo de vida do produtor.


Em outras situações, as pessoas escolhem a atividade principal da fazenda sem analisar adequadamente as características da região. Você já tentou diferentes atividades na fazenda? Teve sucesso? Ou em algumas situações, teve prejuízo e se sentiu frustrado? As regiões têm diferentes aptidões agrícolas e é importante adequar a atividade às características da sua fazenda.


Outras pessoas sabem como querem produzir e onde, mas não sabem o que produzir. Elas têm muitas dúvidas e enfrentam muitas dificuldades em função do excesso de informações que encontram. Você se sente inseguro para começar? Não sabe o que produzir?


Para aumentar as suas chances de sucesso, o Você Fazendeiro vai lhe ajudar a integrar informações sobre o seu estilo de vida e perfil (valores, expectativas e objetivos), sobre a região (clima, solo, infraestrutura e logística) e sobre as diferentes culturas agropecuárias (características agronômicas, sistemas de produção, gestão e comercialização, possibilidade de retorno econômico e impacto socioambiental) para que você identifique oportunidades para a sua fazenda de forma mais consciente.


Você Fazendeiro não é uma consultoria


Algumas pessoas têm perguntado: “O Você Fazendeiro é um serviço de consultoria?”.

O Você Fazendeiro lhe ajuda a escolher a atividade que melhor se encaixa no seu perfil e nas características da região e da sua fazenda. Atuamos na escolha ou na mudança da atividade agropecuária, mostrando as oportunidades para você e sua fazenda. Mas não somos uma consultoria e não vamos elaborar projetos de viabilidade técnico-econômica e nem acompanhar a sua fazenda.


O ideal seria que todas as fazendas do país tivessem suporte de um profissional qualificado, infelizmente esta não é a realidade. Os dados do último censo agropecuário mostram que apenas cerca de 20% dos estabelecimentos agropecuários do país contam com assistência técnica... mais de 4 milhões de estabelecimentos não recebem esse tipo de suporte, o que é apontado como um dos principais gargalos para a adoção de tecnologia no campo.


Os motivos para a baixa porcentagem de estabelecimentos com assistência técnica são muito variados e podem incluir desde a disponibilidade de técnicos capacitados na região até a dificuldade de absorver os custos do serviço.


Navegue pelo nosso site e conheça as nossa soluções!


Confira também mais sobre nossa iniciativa e todas as novidades nos seguindo nas redes sociais, nosso Facebook Você Fazendeiro e Instagram no @vocefazendeiro!

43 visualizações

Posts recentes

Ver tudo